março 21, 2008

Receita: Sorvete de Chocolate Branco ao Vinho do Porto

diHITT dihitt Twitter Twitter StumbleUpon StumbleUpon Delicious Delicious
Receita: Sorvete de Chocolate Branco ao Vinho do Porto

Ingredientes

Sorvete:
¼ xícara (chá) de açúcar
3 gemas
300 g de cobertura de chocolate branco picada
2 xícaras (chá) de creme de leite fresco (400 ml)
1 colher (chá) de canela em pó

Calda de figos:
½ xícara (chá) de açúcar
3 figos frescos
suco de ½ limão
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (sopa) de Vinho do Porto

Preparo

1. Sorvete: ferva ¼ de xícara (chá) de água com o açúcar até obter uma calda grossa. Bata as gemas e, sem parar de bater, acrescente a calda aos poucos, até formar picos firmes. Derreta o chocolate branco no microondas, potência média, por cerca de 2 minutos, junto com 1 xícara (chá) de creme de leite e a canela em pó, acrescentando em seguida às gemas batidas. Misture até que o creme fique frio e homogêneo. Bata o restante do creme de leite em ponto de chantilly e misture tudo delicadamente. Acomode 6 aros de 8 cm de diâmetro sobre uma superfície plana e forrada com papel-manteiga, distribua o sorvete dentro dos aros e leve ao freezer por 4 horas.

2. Calda: em uma frigideira de fundo largo, caramelize ½ xícara (chá) de açúcar, acrescente os figos inteiros e o suco de limão. Quando os figos estiverem macios, desligue o fogo, acrescente a canela em pó e o Vinho do Porto. Espere a calda esfriar e corte os figos em pedaços regulares.

3. Coloque os sorvetes em em pratos individuais, retire os aros, regue com uma porção da calda de figos e sirva em seguida, acompanhado de um biscoito.