fevereiro 09, 2008

A História do Chocolate

diHITT dihitt Twitter Twitter StumbleUpon StumbleUpon Delicious Delicious
A História do Chocolate

As origens do Chocolate

Há pelo menos 3.000 anos, o chocolate surgiu como uma bebida. Os maias torravam e trituravam as sementes secas de cacau e produziam uma pasta que, misturada com água, mel, farinha de milho e especiarias, resultava em um líquido escuro e muito saboroso.

Diz a lenda que o cacau foi uma dádiva do Deus Quetzalcoatl aos Astecas, para lhes dar vigor e poderes benéficos. Ao cacau, os Astecas chamaram “cacahuatl” e à bebida que daí obtinham “tchocolatl”. Essa bebida era tratada como preciosa, quase sagrada, sendo permitida apenas para os homens adultos pois acreditava-se que as sementes de cacau eram uma poderosa fonte de poder. Os astecas chegaram a usá-las como moeda de troca em transações comerciais, demonstrando sua importância.

O cacau ganha o mundo

Os espanhóis foram os principais responsáveis por disseminar o cacaueiro pelo mundo, facilitando o plantio de suas sementes nas Américas espanhola e portuguesa. Quando Cortés regressou a Espanha, em 1528, trazia consigo uma grande quantidade de sementes de cacau, utensílios e a receita para preparar a bebida de chocolate.

Naquela época, as sementes eram fermentadas e secas ao sol. Depois, eram moídas entre duas pedras até se transformarem numa pasta aromática, à qual se adicionava água, açúcar ou mel e algumas especiarias. Os espanhóis estavam fascinados com esta nova bebida que, por muito tempo, devido aos elevados impostos, foi um privilégio das classes altas. Entretanto, o contrabando, as visitas à corte espanhola e o casamento, em 1615, da Infanta Ana da Áustria com o rei francês Luís XIII, provocaram a proliferação do cacau para outros países da Europa.

Em meados do século XVIII, o cacau começou a ser cultivado em fazendas no sul da Bahia, onde encontrou ambiente extremamente favorável, a ponto de tornar o Brasil um dois maiores produtores mundiais da fruta. Já na primeira metade do século XIX, o cacaueiro foi introduzido em colônias européias na África.

Na Europa, a introdução do chocolate foi lenta e cuidadosa. Cientes do monopólio sobre a nova mercadoria, os espanhóis confiaram aos monges a manipulação da bebida que logo caiu no gosto da aristocracia. Enquanto os nobres degustavam o chocolate em elegantes salões, os religiosos foram autorizados a consumi-lo sem que isso caracterizasse quebra de jejum.

Ora sagrado, ora profano, o chocolate foi considerado pecado, remédio e até afrodisíaco.

Chocolate para consumo popular

Para se estabelecer na Europa, o chocolate disputou espaço com outras bebidas como o chá e, a partir do final do século XVII, com o café. Enquanto este era tido como bebida forte, própria para homens, o chocolate tinha uma associação muito mais forte com as mulheres.

Somente a partir de 1828 o chocolate começou a se transformar em um produto de consumo popular quando foi patenteado um novo processo para fabricar chocolate em pó, que dissolvia mais facilmente na água. Outra grande novidade foi a adição do leite. Até hoje, a fórmula básica do chocolate consiste na mistura de 3 ingredientes: cacau, açúcar e leite.

Em 1849, foi apresentado o primeiro chocolate em tablete. Com baixo teor de água, sua durabilidade natural, sem aditivos ou conservantes, alcançava mais de um ano, o que representava um importante diferencial em relação aos outros alimentos da época e facilitou sua popularização.

Mas foi na época da Revolução Industrial que o chocolate em barra, como é consumido até hoje, conquistou o grande público. Com a mecanização, viabilizou-se a produção de chocolate em larga escala a custos reduzidos, tornando seu consumo mais popular.

A mistura de profano e sagrado, de prazer e força durante tantos séculos contribuiu para a imagem que se tem do chocolate hoje, ainda cheio de crenças e mitos ao seu redor. O fato é que uma característica se mantém desde os tempos mais remotos: o chocolate é considerado um alimento especial.

O Chocolate no Brasil

Várias fábricas se instalaram no Brasil. Em Porto Alegre os irmãos alemães Franz e Max Neugebauer, juntamente com o sócio Fritz Gerhardt fundaram a empresa Neugebauer Irmãos & Gerhardt em 1891.

A Lacta foi fundada em São Paulo em 1912, com o nome de Societè Anonyme de Chocolats Suisses. A Nestlé abriu sua primeira fábrica no Brasil em 1921, Araras, SP. A Kopenhaguen começou o empreendimento em 1925, em São Paulo. Já a Chocolate Garoto foi fundada em 1929 pelo alemão Henrique Meyerfreund, num galpão localizado na Prainha, Vila Velha, ES.

O valor nutritivo do Chocolate

O chocolate é um alimento muito nutritivo. Contém proteínas, gorduras, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C. Estudos recentes sugerem a possibilidade de o consumo moderado de chocolate preto e amargo trazer benefícios para a saúde humana, nomeadamente devido à presença de ácido gálico e epicatecina, flavonóides com função cardioprotetora. Sabe-se que o cacau tem propriedades antioxidantes. O chocolate constitui ainda um estimulante devido à teobromina, embora de fraca capacidade. O chocolate também possui endorfina e cafeína.

Chocolate em algumas outras línguas

Inglês: Chocolate
Espanhol: Chocolate
Francês: Chocolat
Alemão: Schokolade
Italiano: Cioccolata
Holandês: Chocolade
Chinês: 巧克力
Japonês: チョコレート
Coreano: 초콜렛
Grego: Σοκολάτα
Russo: Шоколад