abril 26, 2008

A Origem do Chocolate

diHITT dihitt Twitter Twitter StumbleUpon StumbleUpon Delicious Delicious
A Origem do Chocolate

Quando os europeus chegaram à América equatorial no final do século XV provaram e aprovaram uma bebida amarga que era apreciadíssima pelos povos Maias e Astecas, produzida a partir das sementes do cacau. Levado para a Europa em meados do século XVI, o chocolate se tornaria em pouco tempo uma das sobremesas mais populares do mundo.

Na maior parte de sua história, que tem pelo menos 3.000 anos, o chocolate foi consumido apenas como bebida. De acordo com a receita primitiva dos maias, o primeiro passo era torrar e triturar as sementes secas do cacau, produzindo uma pasta que era misturada à água, ao mel, à farinha de milho e a especiarias. O resultado era um líquido escuro, tratado como precioso, quase sagrado.
Os povos primitivos acreditavam nas sementes do cacau como uma fonte de poder. Os Astecas chegaram a usá-las como moeda de troca em transações comerciais.

Em 1753 o botânico sueco Linneu consagrou as crenças primitivas ao dar ao cacaueiro o nome científico de Theobroma cacao. Theobroma, do grego, quer dizer alimento divino.